Idosos em casa: como evitar riscos?
- 08 de jun, 2023
Tem idosos em casa e sabe que diariamente os riscos de quedas existem? Vem conhecer as dicas que o Dr. Marcelo Baggio deixou para a gente!
Olá, hoje vou falar sobre um assunto simples e que pode ajudar a evitar problemas em casa, principalmente para quem tem idosos em casa. Vamos falar sobre riscos de quedas.
O inverno se aproxima e com isso muitas atitudes dentro de casa acabam sendo realizadas no intuito de ter mais conforto, porém podem gerar problemas maiores.
O número de tapetes deve ser reduzido ou até retirado completamente de salas e áreas comuns de circulação. Embora seja um adereço muito bonito dentro de casa, ele pode gerar escorregões e desequilíbrios e levar a quedas. Em locais como o banheiros, prefira tapetes de borracha e antiderrapantes para os locais escorregadios.
A área de circulação é outro local que pode ser um fator de risco, por isso, deixe os corredores livres. Tire os móveis em locais apertados e coloque-os em locais com mais espaço.
Neste período de frio, usar aquela pantufa fofinha é uma delícia, não é mesmo? Entretanto é um grande risco aos nossos amados vovôs. Prefira utilizar calçados fechados e macios. Eles ajudarão a evitar acidentes.
Outra dica de ouro é manter a casa sempre iluminada.
No banheiro dê preferência para barras de apoio e proteção nas paredes do chuveiro e próximo ao assento sanitário. Se for necessário, até um elevador de assento pode ser utilizado para ajudar a levantar. Cortinas ao invés de box de vidro é um detalhe simples e que pode evitar acidentes cruciais.
É importante estar atento também nos quartos. Utilizar camas mais altas ajudam na hora de deitar e levantar, não sobrecarrega tanto as articulações e evita desequilíbrios. Uma dica valiosa é deixar o contato dos parentes próximos junto ao bidê da cama ou locais de fácil localização.
Além disso, exercite-se. Uma caminhada no parque, uma sessão de pilates e ginástica diária ajudará nas dores articulares e você terá uma vida mais prazerosa.