Como evitar quedas da crianças no ambiente doméstico
- 25 de set, 2020
Você sabia que no Brasil os acidentes ou lesões não intencionais são atualmente a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos de idade?
Com certeza esse assunto precisa ser tratado com seriedade,
no entanto, apesar de acidentes serem comuns na infância e as pessoas em geral tratá-los como fatalidades, estudos comprovam que 90% dos acidentes podem ser evitados com medidas simples de prevenção.
Como evitar quedas
As crianças na faixa etária de zero a quatro anos de idade possuem características e psicológicas próprias do desenvolvimento que podem facilitar esse tipo de acidente. Algumas dessas características são: terem dificuldade de reconhecer os perigos que as cercam; ainda estarem em processo de desenvolvimento da sua coordenação motora; e o fato de sua cabeça ser desproporcional ao tamanho do seu corpo, o que favorece o desequilíbrio.
- Use portões de segurança no topo e na base das escadas e do corrimão. Caso a escada seja aberta, instale redes de proteção ao longo dela.
- Cuidado com pisos escorregadios e coloque antiderrapante nos tapetes.
- Mantenha móveis longe das janelas, pois podem facilitar que crianças os escalem e se debrucem para fora do prédio ou casa.
- Ensine as crianças a guardar seus brinquedos depois de brincar. Isso evita que tropecem nos próprios brinquedos.
- Durante a troca de fraldas, mantenha sempre uma mão segurando o bebê. Nunca deixe um bebê sozinho em mesas, camas ou outros móveis, mesmo por pouco tempo.
Muitos perigos pode ter uma casa, não é mesmo? Por isso é importante que você que atento a essas informações e aproveite para passar um “pente no” na sua casa periodicamente para avaliar esses riscos.